sábado, 27 de junho de 2009

Chapeuzinho Vermelho?

A menina desta história era conhecida como Chapeuzinho Vermelho. Aquela que era boazinha e usava um chapéu vermelho feito por sua avozinha, que por sua vez morava na floresta. Naquela época, Chapeuzinho Vermelho levava vinho e bolo para a sua amada avozinha até sua casa. Um dia Chapeuzinho Vermelho encontrou o lobo mau e tudo mudou em sua vida.

Passou algum tempo, a floresta que parecia ser encantada foi desmatada para fazerem ruas e avenidas. Mesmo mudando bastante a paisagem, Chapeuzinho Vermelho estava cansada de fazer o mesmo percurso havia anos. De ônibus, metrô ou carona, Chapeuzinho Vermelho não aguentava mais visitar sua avozinha, que agora estava com uma doença incurável que fazia com que não lembrasse mais de sua querida netinha.

Antes de mais uma visita à sua amada avozinha, suspirando desanimada em frente ao espelho, Chapeuzinho Vermelho olhou para sua cabeça e pensou: Não vou mais usar este chapeuzinho vermelho ridículo. Ao invés de visitar a avozinha querida, a menina mudou seu rumo e entrou em uma loja e amou tudo o que viu: fitas, fivelas, tiaras, elásticos e enfeites de todas as cores para pôr nos cabelos. A menina pulou de alegria e teve vontade de comprar tudo. Havia séculos que ela usava aquele chapéu ridículo e ela nem sabia mais que o chapéu podia ser tirado de sua cabeça.

Saindo da loja, com um pacotinho na mão com todas as coisas bonitas para enfeitar seu cabelo que havia comprado, a menina voltou para casa feliz e contente. No caminho que estava acostumada a fazer, a menina cumprimentava o dono da quitanda em que sempre comprava verduras para sua mãezinha querida – oi, seu João – e seu João não respondeu. Estranhando, a menina não ligou muito e seguiu em frente.

Em cada lugar que a menina passava e parava para conversar, ninguém dava bola para ela. Até que finalmente chegou em casa, louca para experimentar tudo o que havia comprado. Olhando-se no espelho, nem a menina se reconheceu sem o chapeuzinho vermelho. Foi aí que ela percebeu porque ninguém havia conversado com ela na rua. A menina ficou muito triste porque além de ter perdido todos os amigos, notou que nem nome tinha. A menina entendeu que sem o chapeuzinho vermelho não era ninguém.

A menina começou a chorar e a chorar de tanto desespero. Muito desanimada, sem pensar no que fazia, num gesto automático, começou a colocar no cabelo as coisas para enfeitar o cabelo que tinha comprado na loja. A menina começou a se sentir tão bonita que, pouco a pouco, começou a esquecer aquela tristeza tão triste e começou a sorrir. Cada vez mais a menina ficou mais feliz e, de uma hora para outra, resolveu mudar de vida. Já que ninguém mais a conhecia, pegou suas coisas, saiu e nunca mais voltou. E Chapeuzinho Vermelho foi embora para sempre.